A fumaça que cobriu a capital amazonense nos últimos dias tem origem em municípios das redondezas. Após sobrevoo da região, o governo do estado afirma que vai fiscalizar Caapiranga, Iranduba, Manacapuru, Novo Ayrão, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Careiro-Castanho, Careiro da Várzea, Autazes e Presidente Figueiredo, com apoio do Ibama e Polícia Militar Ambiental, formando o que denomina Força-Tarefa de Inteligência para Combate a Crimes Ambientais.
Sistema de monitoramento do Inpe mostra focos de queimadas detectados na última semana ao leste e sudeste de Manaus. (Foto: Reprodução)
O monitoramento de focos de queimadas feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que o fogo se concentra a leste e sudeste da cidade. O Corpo de Bombeiros informa que vai realizar um treinamento para combate aos incêndios nos municípios em situação mais crítica. Altas temperaturas e baixa precipitação pluviométrica contribuem para as queimadas na região.
Queimada flagrada em sobrevoo feito esta semana pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável para localizar a origem da fumaça. (Foto: Divulgação/SDS)